top of page
Pedir um orçamento

Obrigado por enviar!

Artefatos Waimiri Atroari

Mesmo já possuindo utensílios industrializados, os Waimiri Atroari conservam sua rica cultura material, com destaque para as cestarias com grandes variedade de formas, utilidade e motivos gráficos, que expressam a visão de mundo dos Waimiri Atroari inspirado nos elementos da natureza e em seu universo mítico.

 

Também se destacam os arcos e as flechas de ponta de madeira, osso ou ferro. Este último componente, mesmo de origem industrial, acabou se tornando uma espécie da marca registrada dos Waimiri Atroari, que aprenderam a moldar o metal de acordo com seus  padrões estéticos e utilitários.

 

A floresta oferece aos Waimiri Atroari todos os elementos necessários à produção de seus artefatos como palhas, sementes, enviras, resinas, folhas, penas, resinas vegetais e outros. O artesanato não se destina apenas a fins domésticos, mas também ao uso simbólico no ritual do maryba, onde ocorre a troca de flechas entre os guerreiros, o pagamento do "eremy"(cantor) (pronunciado “eremu”) e outras situações em que o mundo mítico e o mundo material se encontram.

 

Atualmente os Waimiri Atroari têm no artesanato uma das fontes de renda para aquisição dos artigos industrializados dos quais já dependem. A venda é feita em Manaus por intermédio do Programa Waimiri Atroari que utiliza as peças, na divulgação da cultura dos Kinja, através de exposições e outros eventos.

 

A presente publicação é um catálogo dos principais artefatos da cultura material Waimiri Atroari colocado à venda, com informações gerais sobre a matéria  prima empregada na fabricação, a utilidade de cada peça no cotidiano dos índios e os respectivos preços.  Para conhecer melhor a arte Waimiri Atroari, clique em cima da peça ao lado e se quiser adquirir alguma peça clique na frase sublinhada abaixo e preencha o seu pedido, que será remetido automaticamente ao escritório do Programa Waimiri Atroari, que confirmará ou não sua compra.

 

   O resultado da comercialização destes produtos é revertido diretamente para a comunidade Waimiri Atroari.

bottom of page