top of page
image_preview (3).jpg
Foto: Divulgação - Ascom MPF/AM

Pela primeira vez, indígenas Waimiri Atroari relatam à Justiça ataques sofridos durante a abertura da BR-174

Audiência judicial ocorreu na TI Waimiri-Atroari; MPF quer responsabilizar União e Funai por violações praticadas durante ditadura militar

Helicópteros que sobrevoavam as aldeias derramando veneno e detonando explosivos sobre centenas de indígenas reunidos para celebração de rituais de passagem. Sucessivos ataques a tiros, esfaqueamentos e degolações violentas praticadas por homens brancos fardados contra indígenas sobreviventes dos ataques aéreos. Tratores que passavam destruindo roçados, locais de passagem e antigas capoeiras de aldeias centenárias – locais sagrados para os indígenas.

maryba2.jpg

Protocolo

Como consultar os Waimiri Atroari: povo indígena estabelece protocolo para obras em suas terras

Os Waimiri Atroari lançam publicação que aponta passo a passo para consulta antes da aprovação de qualquer projeto que afete suas terras.

100DIAS1.jpg

Publicado em 14 Janeiro 2019

O presidente da Fundação Nacional do Índio, Wallace Bastos, pediu nesta segunda-feira (14) exoneração do cargo. À frente do órgão desde maio de 2018, Bastos deixa a presidência após lutar pelo fortalecimento institucional e recomposição da força de trabalho do órgão.

Onça_Franklin-Moura-1024x576.jpeg

Onça-pintada atropelada e decapitada expõe alta matança de animais silvestres na BR-174

Só no trecho 125 quilômetros da rodovia, no entorno da terra indígena Waimiri Atroari, foram mortos 1.280 animais por atropelamentos de veículos no ano de 2018 (Foto: Francklin Moura)

bottom of page